sábado, 22 de março de 2014

Pão de Aveia Dukan (Máquina de Pão)


Bom diaaaaaaa! Vai um pãozinho "integral" aí?

Quando comprei minha máquina de pão descobri um blog M-A-R-A, o Máquina de Pão, dã, de um moço chamado Maurício, de quem virei fã imediatamente! Alí descobri que realmente a criatividade na cozinha não tem limites, basta não ter medo de inovar ou arriscar. Ele faz risotos, sopas e até carnes na Máquina de Pão, sério! Ah, e ele tem outro blog, igualmente maravilhoso, o Fritadeira sem Óleo, que vale muito a visita.

Já falei aqui, quando não rolou o pão mais fail da história, que não sou muito a fim de deixar minha amada maquininha parada enquanto estiver de dieta, então sigo na busca de receitas para botar a bichinha no uso, hehe! Eis que, fuçando lá no Máquina de Pão encontro uma receita que se adapta perfeitamente à dieta do tio Dukan, pão de aveia


Como ainda não tenho uma balança de cozinha, dei uma adaptada na receita, usando as informações da receita original, do livro de receitas da máquina e o olho mesmo, hehe!

300 ml de água
1 colher de café de sal
1 colher de café de adoçante culinário
1 e 1/2 copos de farinha de glúten (150 gramas)
2 copos de farelo de aveia (225 gramas) = 16 colheres de sopa
1 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco

Coloca os ingredientes, na ordem acima, na forma da máquina. Seleciona o ciclo integral (na minha Mondial é o 3), tamanho 600 gramas, cor claro. Antes de assar, pode colocar por cima umas sementes de linhaça ou chia. 




Depois que esfriar um pouco, corta em 8 fatias (se estiver no cruzeiro, pois aí cada fatia terá à 2 colheres de sopa de farelo) ou de acordo com tua cota de farelos e guarda em sacos ou potes bem fechados! 




Fiz com 2 colheres de café de fermento, mas achei que poderia ter crescido um pouquinho mais, então já ajustei a quantidade de fermento na receita aí acima. E acho que na próxima vez vou dar uma remixada na receita, aumentando um pouco a quantidade de farinha de glúten e diminuindo a de farelo, para poder comer um pouquinho mais, kkkkk!

Sinceramente acho que esta será uma receita para a vida, não só durante o emagrecimento, porque ficou realmente muito gostoso, igualzinho o pão integral "normal" feito na máquina.

Ah, e sempre é bom lembrar que a farinha de glúten pode ser consumida em todas as fases da Dukan, respeitando a quantidade de 100 gramas por dia, em dias alternados (não, infelizmente não pode todos os dias), de 3 a 5 vezes por semana, ok?

Bom, né? Bjks e até mais.


Nenhum comentário: