quarta-feira, 26 de março de 2014

Pão de Aveia Dukan 2: o DEFINITIVO (Máquina de Pão)

Lembram do Pão de Aveia que postei no sábado? Pois resolvi que hoje era dia de reformular aquela receita, aumentar a quantidade de farinha de glúten e diminuir a de farelo de aveia, para poder comer um pouquinho mais, hehe! De novo me baseei pela receita original e do livro de receitas da Mondial. Assim, chegamos ao que acho que será a receita de pão Dukan definitiva, pelo menos para mim, para o resto da vida!!! Sim, porque pretendo permanecer magra ad eternum e adotar a Dukan como estilo de vida, né?

320 ml de água
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de adoçante culinário
3 copos de farinha de glúten (300 gramas)
1 copo de farelo de aveia (8 colheres de sopa)
4 colheres de chá de fermento biológico granulado seco

Coloca os ingredientes, na ordem acima, na forma da máquina. Seleciona o ciclo integral (na minha Mondial é o 3), tamanho 900 gramas, cor claro. Antes de assar, pode colocar por cima umas sementes de linhaça ou chia. 




Deixa esfriar por uns 30 minutos depois de desenformar. Aí corta as porções e guarda em sacos ou potes bem fechados! 

Bom, agora vamos à divisão das porções. Farinha de glúten é permitido 100 gramas/dia, em dias alternados. Farelo, no cruzeiro, são 2 colheres de sopa ao dia. Dividindo o pão em 4, cada porção terá 2 colheres de sopa de farelo de aveia e 75 gramas da farinha de glúten. Olha aí a porção permitida por dia:





Quatro, eu disse quatro fatias! Enormes! Dá para comer 2 no café da manhã e duas à noite, para quem não janta, como eu. Perfeito, 

Bjks e até amanhã com o relato final do desafio.

Update: este pão dura legal uns 3 dias fora da geladeira, portanto se não tiver com quem dividir, congela uma parte, ou faz meia receita. Fiz meia no ciclo para 600 gramas e ficou MARA! Olha ele aí:




4 comentários:

Vaneza Raysila disse...

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O

Acabei de fazer sua receita e virou o pão oficial aqui de casa.
Eu e marido fazendo Dukan :)

Obrigada!

Ale disse...

Oi Vaneza!!! Que bom que gostou, aqui virou o pão oficial também. Pena que não pode todos os dias, né? Ah, uma dica: ele dura bem, fora da geladeira, até uns 3 dias. Se for mais que isso aconselho guardar na geladeira ou congelar! Bjk.

Anônimo disse...

Eiiii... vc tem mais receitas dukan p fazer na máquina de pão?

Ale disse...

Oi Anônimo, hehe!
Então, as receitas para a máquina de pão vão aparecendo conforme eu for me aventurando a usá-la para as receitas Dukan.
Tem uma de massa de Pizza: http://the2ndmoon.blogspot.com.br/2014/01/massa-para-pizza-dukan-maquina-de.html

E uma de geléia de Goji Berry: http://the2ndmoon.blogspot.com.br/2014/03/geleia-de-goji-berry-maquina-de-pao.html

Tem um pão branco na fila, que logo posto.

Podes pesquisar pelo marcador "Máquina de Pão" na coluna à direita das postagens, ele vai selecionar todas as postagens em que cito a máquina de pão! Bj.