sábado, 29 de março de 2014

Cheesecake Dukan

Produtivo este fim de semana, né? Acho que estou de bom humor, apesar da TPM, hehe! Já prevendo que vai rolar uma vontadinha de comer doce e aproveitando a ricota que estava fazendo aniversário na geladeira, resolvi testar uma receita de cheesecake. 

Eu AMOOOOOO cheesecake e já fiz várias versões diet ao longo da vida, mas sempre com massa de biscoito ou de farinha. Achei esta receita bem legal, muito parecida com as que eu fazia, com vantagem de ter uma massa Dukan. Não sei porque eles falam no site que é só na consolidação! Para mim, com as alterações que fiz, pode desde o ataque... Me corrijam se eu estiver equivocada, ok? Mas realmente não vejo nenhum ingrediente proibido aqui.

Cheesecake Dukan:

Massa:

6 colheres de sopa de farelo de aveia
2 colheres de sopa de PIS (proteína isolada de soja) ou amido de milho (tolerado, só a partir do cruzeiro)
1 ovo
1/2 colher de chá de fermento químico
1 colher de sopa de adoçante culinário
canela em pó a gosto
3 colheres de sopa de leite desnatado

Bate bem o ovo, e acrescenta os demais ingredientes da massa, deixando o leite por último, adicionando aos poucos para não deixar a massa muito mole. Mistura com uma colher e já vai acomodando no fundo da forma/refratário:



Assa em forno preaquecido (180 a 220ºC) por uns 20 a 30 minutos.



Creme:

2 xícaras de leite desnatado líquido
1 colher de café de essência de baunilha
3 gemas
2 copos de leite desnatado em pó
2 ½ xícaras de1 ricota média (250 a 300 gramas)
1 sachê de gelatina em pó incolor e sem sabor
5 colheres de sopa de adoçante culinário
3 claras em neve

Mistura 1 xícara de leite, a essência de baunilha, o adoçante, o leite em pó e as gemas. Leva ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. No liquidificador, bate este creme com a ricota e a outra xícara de leite com a gelatina dissolvida. Bate as claras em neve e junta o creme às claras em neve delicadamente. Despeja sobre a massa já assada e leva à geladeira, por algumas horas.





Na hora de servir, ou mesmo depois que esfriar e endurecer bem o creme, cobre com a Geléia de Goji Berry ou Geléia Fake de Chia. Tem esta outra geléia de goji, que não precisa da máquina de pão para fazer. 


Se quiser, pode também fazer uma gelatina de frutas vermelhas e despejar sobre o creme de ricota, depois que ele endurecer, e levar à geladeira novamente para endurecer a gelatina.

Bom, né? Da série nem parece dieta!
Bjks.

Nenhum comentário: