sábado, 25 de janeiro de 2014

Massa para Pizza Dukan (Máquina de Pão/Panificadora)

Tô me sentindo uma Einstein da culinária Dukan! Acreditando no Prêmio Dukan de Culinária! Achando que redescobri a roda!!!

Estava morrendo de vontade de comer uma pizza, mas nenhuma das receitas de massa de pizza Dukan que achei na web me agradavam...  Ou ia farelo, ou muito ovo (siiiim, enjoei de ovo!) ou deixava a impressão que era fake demais. Parti para a criação. E ainda por cima queria fazer a massa na panificadora (máquina de pão), já que eu não pretendia deixá-la jogada num canto por mais de meio ano. Peguei o livrinho de receitas da máquina e fui lá na página da maravilhosa massa de pizza que eu costumava fazer antes de começar a dieta:


Massa para Pizza Convencional:

Para 600g de massa:

1 copo de água
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou vegetal
3 copos de farinha de trigo especial
1 ½ colher (chá) de fermento biológico seco

Esta receita rende, normalmente, duas pizzas de tamanho médio e ainda sobra um pouco de massa. Como eu queria uma pizza somente, resolvi dividir tudo por 1/3, e assim foram para a forma da máquina 1/3 copo de água, 1 pitada de sal, 1 fiozinho de azeite de oliva, 1 copo de PIS (proteína isolada de soja) e 1/3 colher de chá de fermento biológico seco. Ficou quase uma farofa, kkkkkkkk! Pensei com meus botões que eu não deveria ter inventado moda e ter usado a farinha de glúten, que deu super certo na receita do cacetinho. Mas eu queria economizar minha cota de farinha de glúten da semana, já que ela não é liberada, né? Além disso eu queria muito fazer algo com a PIS que a mammy poderosa comprou para mim ontem no Mercado Público (isso vai render um post ainda, aguardem cenas dos próximos capítulos). Bom, para tentar salvar a massa, taquei 1/2 copo de farinha de glúten, só que aí a coisa começou a ficar seca e voar pedaços de massa para tudo que é lado, hehe! Solução: ir botando água até ficar com aquela carinha da massa batida na panificadora, uma bolinha homogênea, descolada das paredes da forma e centralizada em torno do batedor. Botei também um pouquinho mais de fermento, já que acrescentei mais "farinha".





Tá, não ficou aquela lindeza que fica a massa convencional, mas dá para o gasto, né? A máquina bate a massa por 30 minutos e faz duas pausas de 30 minutos para crescimento, com uma leve mexidinha no meio do caminho para retidada do ar. Não sei se isso tudo seria necessário nessa receita que estou inventando, mas resolvi não arriscar e deixar a máquina completar seu ciclo de 90 minutos. 

E então chegamos à receita da massa de pizza, sem farelos e sem ovo, permitida em todas as fases, só cuide que a cobertura tenha os permitidos para cada uma.

Massa para Pizza Dukan:
(todas as fases)

1 copo de água
1 pitada de sal
1 fiozinho de azeite de oliva
1 copo de PIS (proteína isolada de soja)
1/2 copo de farinha de glúten
2/3 colher de chá de fermento biológico seco 

Retirar a forma de assar de dentro da panificadora e adicionar todos os ingredientes na ordem acima. Recolocar a forma de assar na panificadora, escolher o ciclo massa (na minha Mondial é o 8), fechar a tampa e pressionar o botão Iniciar/Parar. Quando a massa estiver pronta (após os bips), retirá-la da forma da panificadora e colocar em uma forma de pizza untada e enfarinhada (com glúten). Abrir modelando com as mãos e deixar crescer por 10 minutos. 

Quem não tem panificadora, acredito que dê tranquilamente para sovar a massa na mão, só iria acrescentando a água aos poucos, vendo o ponto da massa! Se alguém testar, avisa como ficou, por favor!!!!!!



A massa de hoje ficou meio difícil de abrir, pouco elástica, por isso ela aparece enfarinhada aí na foto, tive que colocar um pouco de farinha de glúten por cima para abrir, mas já acrescentei na receita ali acima, então acredito que na próxima não terei problemas para abrir. Enquanto a massa cresce, pré aqueça o forno. Eu dei uma pré assada nela, por uns 10 minutos e então retirei para colocar o molho de tomate e a cobertura. 






A pizza volta ao forno por mais uns minutos, só para derreter o queijo.



Linda, né? Dá para sentir um pouco o gosto da PIS, mas é pizza, não arremedo, kkkk! Próxima pizza vou tentar a massa só com farinha de glúten, ver como fica!

Quer saber da minha cobertura?

Mix de Cogumelos frescos ao espumante:
(cruzeiro PV/PL)

1 fiozinho de azeite de oliva
2 dentes de alho picados
quanto baste de cogumelos frescos (eu usei paris, shitake e shimeji)
sal e pimenta a gosto
1/3 de copo de espumante brut

Pode ser vinho branco seco, é que eu tinha uma garrafa de espumante aberta na geladeira, hehe! Pode ser nada também, só os cogumelos refogados no alho, é que eu adoro uma frescura de vez em quando, hehe!

Em uma frigideira, em fogo médio, aquecer o azeite e refogar levemente o alho. Acrescentar os cogumelos, temperar com sal e pimenta e cozinhar por uns 5 a 8 minutos, mexendo sempre. Juntar o espumante, abaixar bem o fogo e deixar reduzir bem o líquido. 





Este mix de cogumelos não serve só para a pizza, obviamente! É um excelente acompanhamento para carne, frango, recheio de panqueca ou até como prato principal. 


Ah, não reparem na panela cascurrenta, pois ela tem sentimentos, ok? Está na família há mais tempo que eu e, como diz o ditado, panela velha é que faz comida boa! E as Tramontina Inox de fundo triplo que ficaram na gaveta? Todas chora!

Precisa explicar como montei a pizza? Sério?

Espalhar sobre a massa o molho de tomate e uns 200 gramas de mozzarella light ralada (dã!) e, sobre a mozzarella, o mix de cogumelos. Finalizar com orégano e forno.

Hoje é dia de Late Bar Summer Nights e amanhã, consequentemente, dia de ressaca, rá! Tá, eu sei que bebidas alcóolicas são proibidas, super calóricas e tal, mas eu produzo a festa e vou discotecar, então fico na festa das 22:00hs de hoje às 6:00hs de amanhã... Nunca pensei em não molhar o bico, ainda mais que o drink da noite será o maravilhoso e refrescante Aperol Spritz, que eu amo de paixão. O bom é que entre os ingredientes do drink estão muito gelo e água com gás, então a gente aproveita para aumentar a cota de líquidos do dia, :P!




Bjks e bom domingo!








Um comentário:

Anônimo disse...

Alguém aí poderia me ajudar? Não entendo isso que eles falam de fase,1,2,3....pois se dizem que a gente tem que começar na segunda,então se precisar mais quilos pra perder,mais tempo a gente fica na segunda,feira? Tenho dificuldade em entender a minha vontade ta com tudo,só preciso entender.