sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cacetinho Dukan, eu consegui!!!

Para quem não sabe, cacetinho é como chamamos o pãozinho francês aqui na república dos pampas, hehe! O pãozinho que me arrisquei a fazer ontem não é beeeeem um cacetinho, pois fica mais sovado, mas ficou M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! Olha só a carinha linda dele:




Foi devorado com requeijão zero, presunto magro e mozzarella polenghi light, yummy! Quer a receita, né? A original tem lá na Casa do Julio, mas deixo aqui também.

Pãozinho de farinha de glúten:
(a partir do Cruzeiro, limitado à 100 gramas ao dia, 3x por semana)

200g de farinha de glúten peneirada
5g de fermento biológico em pó (meio pacotinho)
uma pitada de sal
3 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
50ml de água morna

Misturar todos os ingredientes, com as mãos mesmo, até formar uma massa homogênea e que desgrude das mãos. Sovar bem, até que fique elástica (pode espichar bem, sem romper). Dividir em 4 partes e modelar os pãezinhos na forma que preferir. Colocar sobre uma assadeira levemente enfarinhada (com a farinha de glúten) e deixar crescer por no mínimo 30 minutos, coberto com um pano de prato limpo e levemente umedecido. Depois de crescido pode fazer um corte para decorar. Levar ao forno pré-aquecido (220ºC) por 15 a 20 minutos.

Rende 4 cacetinhos de 50 gramas mais ou menos. Isso quer dizer que pode comer 2 por dia, 3 vezes por semana, ok?

Eu comi só um e fiquei meeeega satisfeita. O marido comeu outro e achou muito gostoso, acho que vai emagrecer por tabela, hehe! Os outros dois coloquei num ziplock e foram para o freezer, já assados. Na próxima vez vou reduzir a receita ou tentar deixar 2 só pré-assados para congelar. Outra tentativa será fazer a massa na máquina de pão e, se der certo, fazer tudo na máquina, hehe!

Como não tinha comido meus farelos ontem durante o dia todo, mesmo sem fome fiz um mingau de aveia com goji berry para comer antes de dormir. Depois de pronto botei para gelar, porque não sou masoquista.




E no potinho do glorioso Sport Club Internacional, para combinar, hehe!

Mingau de Farelo de Aveia com Goji Berry:

1 xícara de leite desnatado
2 colheres de sopa de Farelo de Aveia
1 colher de chá de adoçante culinário
1 tampinha (ou colher de cafézinho) de essência de baunilha

Fiz no fogão, mexendo sempre até ficar na consistência desejada! Demoooooora... E como eu queria meio pudim, demorou mais ainda, hehe! Tem gente que faz no microondas, mas vai pondo 30 segundos por vez, tirando e mexendo, senão transborda tudo! Depois de pronto é só colocar as passas de Goji Berry e misturar, estas decorando por cima são só para a foto. :P

Mais tarde volto com as receitas de hoje e outras infos sobre onde comprar produtos Dukan em POA.

Bjks.

Nenhum comentário: