terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Onde comprar produtos para dieta Dukan em Porto Alegre?

Pois é, não tenho produzido muitas receitinhas desde a pizza, tenho me mantido no básico mesmo. E acho que vou me manter assim esta semana, já que a balança hoje de manhã acusou 2kg a mais!!!! Bateu um pavor e fui correndo olhar a "tabelinha", esperando que seja retenção de líquido pela TPM. Na dúvida acho que vou fazer a semana toda de PP, kkkkk!

Como não tem receita nova, vou aproveitar para fazer o tão prometido post sobre onde encontrar produtos para as receitas Dukan aqui em Porto Alegre.

Bom, para a primeira fase não tem muito o que inventar, já que os alimentos autorizados são bem limitados.  Tem uma lista de compras fornecida pelo site oficial (clica na imagem para aumentar):




A minha lista para o ataque foi mais enxuta, deixo aqui uma sugestão:

- Carnes magras de gado: alcatra, filé mignon, patinho, coxão mole e duro, vazio, maminha e picanha - sempre tirando a gordura aparente. Costela não pode de jeito nenhum!!! Salsichão também não, nem de frango, pois tem muita gordura. É, o churrasco fica meio sem graça, : ( . Carne moída é uma mão na roda, porque dá para fazer algumas coisinhas diferentes, como espetinho Kafta (esta semana ainda posto a receita aqui), hambúrguer caseiro, guizadinho e até uma lasanha fake, kkkkk!

- Aves, exceto pato e ganso, o que nos deixa praticamente só o frango, sem pele, claro!

- Peixes e frutos do mar, sem exceção, para que gosta, o que não é meu caso.

- Leite desnatado.

- Iogurte desnatado natural (não, com polpa de fruta não pode!!!) 0% gordura. O meu eu faço em casa, é muito fácil e muito mais barato também! Eu tenho uma iogurteira elétrica, mas com um pouco paciência dá para fazer sem, posto a receita esta semana.

- Ovos, muitos ovos, muitos mesmo, hahaha!

- Peito de peru defumado e presunto magro fatiado.

- Queijos: ricota, minas, cottage e requeijão zero ou light. É beeeem difícil achar queijos e requeijão 0% (requeijão tem um, de pote de vidro e tampa rosa, que é 0%, mas é item raríssimo e custa quase R$ 9,00). O negócio aqui é levar uma lupa e olhar naquelas letrinhas miúdas qual a porcentagem de gordura por porção e atinar também para qual o tamanho da porção que eles citam. Por exemplo, 4,2% de gordura em 30g ou 9% em 100g? Pois é, a tal porção não é padronizada! Abre o olho.

- Alho e cebola para temperar. Limão, como tempero, também está liberado. Comprei também orégano e Zathar, que é um mix de temperos para pratos árabes.

- Gelatina diet.

- Adoçante, de preferência sucralose ou stevia.

- Leite em pó desnatado.

- Farelo de Aveia *

- Farelo de Trigo **


* Farelo de Aveia não é farinha de aveia, nem aveia em flocos, é farelo mesmo!!! No super se acha fácil o Oat Bran, da marca aquela da véinha de chapéu. O certo é o da caixa vermelha com um coração!

** Farelo de Trigo e fibra de trigo são a mesma coisa, no super vais achar com nome de fibra.


Para beber: muita água, com ou sem gás, chás, refrigerantes ZERO sem frutas (eu evito ao máximo, no livro diz que pode, mas tua cabeça é teu guia, hehe!) e sucos diet de pacotinho.

Todos estes itens podem ser encontrados facilmente em qualquer grande rede de supermercados. Eu praticamente só compro no do esquilinho, mas acredito que nos demais deva ter também.

O bom é que o ataque dura, no máximo, 10 dias, então não é tão difícil de aguentar.

Quando se passa à fase de Cruzeiro, que vai durar eternamente até alcançar o objetivo, entram legumes e verduras à vontade, com exceção do chamados farináceos, como batata e mandioca, por exemplo. Cenoura e beterraba pode em pouca quantidade e só em uma refeição por dia. Polenghinho e mozzarella light/zero entram como tolerados, assim como o amido de milho, um pouquinho de azeite para cozinhar e as goji berries, que eu amooooo!





E é no Cruzeiro, por causa da duração mais longa, que começa a bater o desespero para sair do omelete e do bife com salada, comer um "pão de verdade" ou até um docinho. Aí se descobre que alguns produtos podem salvar a vida, como a proteína isolada de soja (PIS) e a farinha de glúten. Na real elas podem até ser consumidas no ataque, embora eu ache desnecessário, já que inventar muito no ataque pode prejudicar a perda de peso, na minha humilde opinião. 3 a 10 dias dá para ficar sem, né?

E então começa a saga. PIS e farinha de glúten não são as coisas mais fáceis do mundo para encontrar. Nas lojas de produtos naturais às vezes tem, às vezes não! Para encontrar tudo em um único lugar, vale criar coragem e encarar o centrão: no Mercado Público tem tudo que precisamos e por preços infinitamente menores que no super!






250g de farelo de trigo R$ 1,00

500g de farelo de aveia R$ 2,95

500g de farinha de glúten R$ 2,60

200g de PIS R$ 5,00

200g chia R$ 13,90


Uma baita economia! Na Banca 12 tem tudo!!!! Admito que os farelos de aveia e trigo são mais grosseiros que os do super, então uso estes "a granel" para receitas e quando vou comer com iogurte uso os de marca, do super.


Acho que era isso! Tento voltar amanhã com alguma receita básica, provavelmente do iogurte! Bjks.

4 comentários:

Adriele Schtscherbyna disse...

O farelo de aveia do mercado público não desceu quando eu comprei...nem em receitaa ele perdeu aquele cheiro ruim hahaahaha.
Sou de Porto também e adorei teu blog. Já está nos meus favoritos :D

Ale disse...

Oi Adriele, seja bem vinda querida! Os farelos do mercado são meio grosseiros, mesmo, hehe! Eu não tenho problemas com o sabor, até gosto, mas a textura me incomoda bastante, kkkk! Para quem não é muito fã do sabor deve ser beeeeem mais difícil mesmo! Um beijo.

Anônimo disse...

Qualquer fase dura um ou 7 dias? Difícil entender,porque a cada dia da semana aumenta um alimento.Aí socorrrrooooo,to fazendo errado,só perdi 2 quilos e faz quase um mês

Ale disse...

O melhor a fazer para entender a dieta é ler os livros:

http://www.lojadietadukan.com.br/Livros/eu-nao-consigo-emagrecer

http://www.lojadietadukan.com.br/Livros/escada-nutricional

Boa sorte. ;)