sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Iogurte Grego Caseiro (0% Gordura e Zero Açúcar)

Demorei para fazer o post do iogurte porque queria fazer umas fotinhos para ilustrar e só consegui hoje! Bom, vamos falar de iogurte?

O iogurte nada mais é que o leite fermentado, a partir da adição de lactobacilos probióticos. É uma excelente fonte de proteínas, minerais e vitaminas, têm baixo teor calórico, menos lactose que o leite comum e além de tudo é delicioso!!! 

O consumo diário de iogurte aumenta a imunidade, previne a osteoporose, melhora o trânsito intestinal (e consequentemente o humor, hehe), ajuda a emagrecer (uhuuuuuu!) e deixa a pele mais bonita (mais uhuuuuu ainda!)!!! Precisa mais benefícios? Não, né? Mas tem, só acessar os links no fim do post e checar...

Eu já consumo iogurte natural há muitos anos, não só porque estou de dieta. Mas na Dieta Dukan ele é ingrediente de uma série de receitinhas, então acaba se tornado item indispensável na geladeira.

Fazer o iogurte em casa é uma questão de economia, claro, mas também de saúde! Só assim podemos garantir que é realmente zero açúcar e zero gordura. Passei um bom tempo consumindo o grego industrializado, logo que foi lançado, até pegar uma lupa para ler o rótulo. É cheio de conservantes e, pior, açúcar!!!! Foi aí que tomei a decisão de comprar uma iogurteira elétrica, para facilitar a vida, mas é super fácil de fazer sem também!

Iogurte Caseiro ZERO:



1 litro de leite desnatado
2 colheres de sopa de leite em pó desnatado
1 pacote de fermento para iogurte (1ª vez)
ou 
1 copo de iogurte natural desnatado industrializado (1ª vez)
ou
3 colheres de sopa do iogurte grego (nas próximas vezes)

Eu prefiro começar com o fermento, pois assim tenho certeza que não terá aditivos industriais, como acidulantes e conservantes por exemplo. Se não achar, te joga no iogurte de potinho mesmo! O leite em pó eu uso para melhorar a consistência final do iogurte, pois quando se usa leite desnatado no lugar do integral ele fica mais ralinho e o leite em pó dá uma engrossadinha, hehe!



Na iogurteira é só colocar todos os ingredientes no pote, misturar bem até dissolver o fermento/iogurte e o leite em pó, ligar a maquininha e deixar lá paradinho por umas 8 a 10 horas. Na foto, como "isca", estou colocando o iogurte grego caseiro que eu já tinha. Depois de pronto é só manter na geladeira e ser feliz!

Quem não tem uma iogurteira:


Levar o leite ao fogo. Assim que começar a levantar fervura, desligar e deixar resfriar por uns 30 a 45 minutos. Se tiver um termômetro culinário, monitora a temperatura até que chegue próximo de 45ºC. Sem o termômetro, é só experimentar com o dedo. Se conseguir colocar o dedo no leite e manter por uns 10 segundos, sem queimar o dedo, está bom, hehe! Agora é o momento de adicionar os lactobacilos, a "isca", sejam do fermento, do iogurte industrializado ou do caseiro anterior. Eu aconselho usar um pote que se possa fechar bem! Mistura bem a "isca" ao leite morno, fecha o pote, enrola em toalhas ou cobertor e leva ao forno (desligado, óbvio, hehe), ou microondas, ou uma caixa térmica, por umas 6 a 10 horas. O importante aqui é que fique quietinho e num local onde possa manter a temperatura. Se estiver um dia muito frio, pode pré-aquecer o forno por 1 minuto antes de levar o pote enrolado, só não esquece de desligar o forno, kkkkkk!

Maaaaas, ao fim deste processo o que temos é o iogurte natural normal, ainda não é o grego. Mas como eu faço o grego, Ale? Simples, basta drenar o iogurte para tirar o soro:




Eu uso assim como na foto mesmo, com porta filtro e filtro de café! Dá um pouco mais de trabalho, porque o porta filtro é pequeno e tem que ficar transferindo o grego para outro pote para continuar o processo. Pode usar um pano de prato limpo sobre um escorredor de macarrão ou peneira, por exemplo, dentro de uma tigela. 

Um sonho de consumo: o "fazedor" de iogurte grego da amazon.com! Olha que lindeza:



Mantém sempre na geladeira enquanto drena, para não azedar. No fim fica um pouquinho granulado, tipo um cottage mais mole, mas é só bater bem com um fouet que fica lisinho e cremoso como o grego do super!

Quem não é muito fã do gosto do iogurte natural, pode acrescentar adoçante, um pouquinho de pó de Clight, farelo de aveia ou mesmo geléias, mel ou frutas, se não estiver Dukando, hehe! Rende pouco mesmo, mas eu acho que super vale a pena! Sobra meio litro de soro e 1/3 do pote de iogurte, hehe! E o soro, Ale? Jogo fora?


Não!!!! O soro vai para a geladeira, pode substituir o leite em receitas de bolos, pães, tortas, panquecas, etc. Vi uma receita que usa o soro para fazer gelatina, vou testar qualquer dia desses e posto aqui. Às vezes, quando como tudo  e esqueço de guardar para produzir o próximo, no desespero, uso o próprio soro para produzir mais iogurte (1 copo cheio). O resultado é um iogurte igualmente saboroso, mas mais ralinho um pouco que o usual.
Bjks.
Fontes:

Nenhum comentário: