quarta-feira, 9 de abril de 2014

Pão Colonial Dukan (Máquina de Pão)

Estava devendo outra receita de pão para fazer na maquininha amada, né? Pois prometo e cumpro. Peguei o livrinho de receitas da panificadora e fui direto na página de um dos meus favoritos, quando não estava de dieta, o pão colonial. O que fiz foi substituir a farinha de trigo pela de glúten, a manteiga pelo iogurte natural desnatadocortar fora o açúcar (o que eu já fazia antes) e aumentar a quantidade de fermento... Esta foi uma constatação ao longo das minhas experiências com a farinha de glúten, ela não responde tão bem ao fermento quanto a farinha comum. Para ficar bonito e crescidinho, é bom aumentar a quantidade de fermento e usar o líquido sempre morno. #ficaadica

Pão Colonial Dukan:

Pão de 450g

3/4 do copo (175ml) de leite com 1 ovo (coloca o ovo no recipiente e completa com leite)
1 colher  de sopa de iogurte natural desnatado
1 colher de chá de sal
2 copos (200 gramas) de farinha de glúten
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Pão de 600g

1 copo (240ml) de leite com 1 ovo (coloca o ovo no recipiente e completa com leite)
1/2 colher de sopa de iogurte natural desnatado
1/2 colher de chá de sal
copos (300 gramas) de farinha de glúten
3  colheres de chá de fermento biológico seco

Pão de 900g

1 1/3 copo (320ml) de leite com 1 ovo (coloca o ovo no recipiente e completa com leite)
2 colheres  de sopa de iogurte natural desnatado
1 1/2 colher de chá de sal
4 copos (400 gramas) de farinha de glúten
4 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloca os ingredientes, na ordem acima, na forma da máquina. Seleciona o ciclo normal (na minha Mondial é o 1), tamanho (600 para os de 450 ou 600 gramas / 900  para os de 900 gramas, dã!) cor claro, médio ou escuro, de acordo com o teu gosto. 




Deixa esfriar por uns 30 minutos depois de desenformar. Aí corta as porções e guarda em sacos ou potes bem fechados! Lembrando que a farinha de glúten é permitida 100 gramas/dia, em dias alternados, até 3 vezes na semana, a partir do cruzeiro. Já vi receitas que dizem que pode farinha de glúten no ataque, mas como sempre digo, na dúvida não como, hehe! E como sempre digo também, o ataque passa muuuuuito rápido, não é tão difícil assim segurar a onda. Quando chegar no cruzeiro é que a diversão começa, hehe!



Como na receita vão 200 gramas da farinha de glúten, significa que podemos comer metade deste pão por dia!!! Mas vou confessar que 1/4 (2 fatias grossas) dele é uma baita refeição. E é muito gostoso, crocante por fora e fofinho por dentro. Mais um da série "nem parece dieta". Com creme de ricota light e peito de perú light, huuuum, "diliça"!


Dica: o pão de aveia dura legal uns 3 dias fora da geladeira, depois disso azeda e vai pro lixo! Por isso tenho optado por fazer receitas menores. Olha aí o pão de aveia com 1/2 receita:



Este de hoje fiz a de 450 gramas, tenho pão para hoje e sexta. Depois é só fazer mais, novinho. Principalmente esta receita, que leva ovo e leite. Acho que não vou nem arriscar deixar fora da geladeira de hoje para sexta, está calor pacas por aqui estes últimos dias, parece que o "veranico de maio" este ano resolveu chegar mais cedo.

Quem não tem tempo ou tem preguiça de fazer mais de uma vez na semana, pode cortar as porções e congelar. Depois é só colocar, congelado mesmo, para aquecer no forno ou na Air Fryer.

Bjks e até a próxima receita.

2 comentários:

Patrícia disse...

Ola. To namorando suas receitas dukan na máquina de pão...
Comprei a máquina e minha farinha de glúten chegou ontem... Já programei minha máquina pra essa receita estar pronta hj cedo, mas não ficou nem metade do tamanho da foto (receita de 200g) será que eh o fermento? Estou com medo de ser problema na máquina...: (

Ale disse...

Oi Patricia!

Desculpa demora. tinha abandonado o blog (e a dieta, hehe) durante o inverno. Sobre o teu pão, um problema pode ser a qualidade da farinha de glúten, tem que ser bem branquinha e fininha. A mais amarelada é na real glúten de trigo, usada para fazer seitan, e deixa o pão borrachudo e não cresce mesmo. Qual a marca da farinha que comprou? Se for a Macrozen está certo e o problema pode ser a qualidade do fermento, eu uso o Fleishmann Biológico seco. A máquina não deve ser, fica tranquila. Para tirar a dúvida faz um pão normal, com farinha de trigo, do livro de receitas da própria máquina. Bjk.