sábado, 12 de abril de 2014

Pão Ciabatta Dukan

Amanhã acontece aqui em Porto Alegre a 5ª edição do Comida de Rua, feirinha bacana e descolada. Eu acho um charme este tipo de evento e pretendo cada vez mais frequentá-los na minha cidade! Sim, porque parece mentira que quando as coisas acontecem pertinho da gente é aí que a gente não vai, né? Fica naquela preguiça, atirado no sofá ou na cama o domingo inteiro, engordando e vendo TV. 

Eu sempre gostei de uma comidinha de rua, mas fiquei fã mesmo quando visitei a feira de Smorgasburg, que acontece todo sábado no Brooklyn, à beira do East River, no East River State Park. É muita delícia diferente reunida em poucos metros quadrados! Tinha até carne de alligator, que eu não cheguei nem perto, lógico, kkk! Não sou muito fã de comidas exóticas. :P


Smorgasburg
White Tiger Sandwich, with jalapeño chips and maple lemonade, yummy!

East River shore
Manhattan skyline


Mas como faz para comer comidinha de rua estando de dieta? É, não é tarefa das mais fáceis, mas nesta edição um amigo querido estará participando e já combinei de levar meu pão Dukan para ele rechear com os ingredientes do sanduba gourmet de ciabatta que ele inventou, rá! Alguns dos ingredientes do recheio não são assim liberaaaados, pois é carne de porco (que nunca entendi porque não pode na Dukan, já que não é uma carne gorda, se escolhermos bem o corte, mas... ) e um molho a base de mostarda Dijon com mel. A mostarda pode, mas o mel não poderia, humpf! Vou considerar 1/2 jacada, já que não vou comer carbo, kkkk!

Fui então catar uma receita de ciabatta que eu pudesse adaptar para a Dukan... E não é que achei?


Pão Ciabatta Dukan:

100 gramas de farinha de glúten e mais para enfarinhar 
90 ml de água
1/3 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento biológico seco
1/2 colher de azeite de oliva e mais para untar


Numa tigela mistura a farinha de glúten e o fermento. Dissolve o sal na água e despeja na tigela com farinha e vai misturando com uma colher até incorporar bem. Agora tem que sovar, puxando a massa para o alto e voltando, como se fossem tapas, por uns 5 minutos. A massa é molenga e pegajosa mesmo, não assusta!


Unta outra tigela com azeite de oliva e transfere a massa e rega a massa azeite de oliva. Cobre a tigela com uma toalha e deixa a massa descansar até dobrar de tamanho. O tempo de espera vai depender muito da temperatura ambiente, mas acredito que de 1 a 2 horas sejam suficiente. Este tempo é para a massa crescer e para formar bolhas de ar no interior. 


A partir de agora, o manuseio da massa deve ser suuuuuper gentil, para não perder este efeito aerado aí da foto.
Enfarinha a bancada (ou uma assadeira bem rasa ou uma folha de silicone) com farinha de glúten e, cuidadosamente, acomoda a massa. Rola a massa, com bastante calma e delicadeza, sobre a farinha, sem apertar para não destruir as bolhas de ar, tentando moldar a massa num formato de pantufa/chinelo (ciabatta, traduzido, quer dizer exatamente isso, hehe). A folha de silicone ajuda muito nesta hora! #ficaadica






Transfere a massa para uma forma ou assadeira untada com azeite de oliva, cobre de novo com um pano e deixa crescer por mais 1 ou 2 horas.

Assa em forno pré aquecido, 200ºC,  por cerca de 15 minutos ou até dourar bem. O ciabatta bem assado deve soar oco, para saber basta dar uns tapinhas no pão, hehe! Retira do forno e deixa esfriar sobre uma grade. 



Amanhã eu conto se ficou só bonitinho ou é gostoso também, hehe! Bjks.

Update em 14/04/14: o amigo querido, que mencionei no post , teve problemas com o fornecimento dos ciabattas e acabou não expondo na Feira... #xatiada Meu ciabatta Dukan acabou voltando para casa e ficou jogado num cantinho até hoje, tadinho. Mas eis que hoje ele foi honrado com um sanduíche muso:




No recheio: creme de ricota zero, 1/2 fatia de mozzarella light, rosbife de picanha, cottage zero e mostarda Dijon! Delícia ou muito sensacional?

Bjks.

Nenhum comentário: