sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Quiche Lorraine Dukan

Passei semanas querendo comprar a tal da PIS (proteína isolada de soja) e depois que consegui não ando achando muitas receitas legais em que possa usá-la... Quando usei para fazer a Massa de Pizza Dukan achei que, mesmo misturada com farinha de glúten, deixou aquele gostinho característico de soja, que eu não sou muito fã, mas ainda assim é minha massa de pizza preferida, achei mais com cara/gosto de pizza que a que fiz com a mesma receita do pão
Mas aí ontem olhei para o restinho do recheio da Esfiha de Quatro Queijos na geladeira e pensei: tenho que dar um fim nessa delícia, para não ir fora! #mãodevacamodeon 
Outra esfiha estava fora de cogitação, pois a farinha de glúten só pode 100g por dia, 3x por semana e no fim de semana pretendo fazer um super hambúrguer, com direito a pão de glúten, claro. A resposta lógica veio em forma de uma Quiche Lorraine! E fui queimar fosfato pensando em como fazer uma quiche de verdade, com massinha!
Bom, revirando a web, juntei informações daqui e de lá e resolvi testar. E assim chegamos à receita da massa:

Massa:

2 ovos
4 colheres de sopa de requeijão light
12 colheres de sopa de PIS
sal a gosto
quanto baste de líquido gelado (água ou soro de leite ou leite desnatado, dá mais ou menos 1 colher de sopa para cada colher de PIS)

Bata os ovos e adicione o requeijão. Misture bem e adicione a PIS e o sal e vá misturando, sem sovar. Quando não der mais para misturar com o garfo/colher, use as pontas dos dedos. Vá adicionando o líquido aos poucos, uma colher de sopa por vez, até obter uma massa homogênea, que não grude nas mãos. Deixe repousar por 30 minutos e utilize com o recheio de sua preferência. 

Agora vamos ao recheio. A quiche clássica vai bacon ou toucinho misturados a um creme de ovo e queijos. Mas como isso não nos pertence mais, vamos reformar o recheio da esfiha:

Recheio de Quatro Queijos Dukan para Quiche:
(cruzeiro, por causa dos queijos)

100 gramas (1 fatia bem grossa) de ricota esfarelada
100 gramas de mozzarella light ralada
2 colheres de sopa de cottage
2 polenghinhos sabor gorgonzola
Pimenta moída a gosto

Amassando e misturando tudo temos o recheio das esfihas! Vamos acrescentar a esta mistura, presunto magro picadinho, 1 ovo batido e 1 colher de requeijão light, para dar cremosidade, saca?

Agora é só pegar a massa, acomodar nas forminhas de silicone, rechear a quiche e levar ao forno pré aquecido, por uns 15 a 20 minutos! 


Não fica assim massa de quiche de verdade, achei meio borrachuda, mas quebra o galho, hehe! Serve para quiches, empadinhas, empadões e o que mais tua criatividade permitir. Pode aumentar ou diminuir a receita de acordo com a necessidade.


Rende 6 a 8 mini quiches. Preciso catar uma forma de silicone para fazer uma quiche grande, hehe!

Bon appétit!





PS: depois que fiz e comi as quiches (só duas tá, não é para comer todas!!!) encontrei uma outra receita, um pouquinho diferente, que vai beeeem menos PIS e leva ricota e cottage. Pretendo experimentar muito em breve e postar aqui.

Bjks e bom findi!

2 comentários:

Lú Freire disse...

Adorei a receitinha fácil e deve ter ficado deliciosa.
Posso indicar seu blog para o pessoal da minha página, pois essa receita vai fazer sucesso.
Beijos
https://www.facebook.com/DietaDukanvivendoeaprendendo

Ale disse...

Oi Lucia! Testou a receita? Eu confesso que o gosto da PIS ainda me incomoda um pouco, mas a gente aguenta para emagrecer, né? kkk
Claro que pode indicar, vou linkar o teu tb. Bjks.