segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Totosinho Dukan e Cookie de Aveia Dukan

Ando com um pouco de dificuldade para atingir a cota de farelo de aveia nos dias que acordo mais tarde... Se eu tomar o balde de café, o copo de colágeno hidrolisado e mais o iogurte com farelo, não consigo almoçar! Fico estufada até o meio da tarde e aí para jacar é um me dá, né? E como também não suporto aqueles tais pães e paninis de ovo farelos que faz no microondas, acabo tendo que correr atrás de outras receitinhas com farelo para suprir a cota.

E assim chegamos às duas receitinhas de hoje! Na real os cookies fiz sábado e os totosinhos hoje, senão teria extrapolado a cota! Dã! Para quem não conhece, Totosinho é uma empresa aqui de Porto Alegre que faz essas gordices delícias:




Parafraseando o slogan da empresa: É beeeeeeeem bom! Mas não me pertence mais, rá! Foi então que, fuçando nas receitas que eu salvo na pasta Dukan dos meus favoritos, dei de cara com uma receita publicada na página Fazendo Dukan lá no Facebook: Salgadinho de Queijo e Presunto. Pensei com meus botões "Huuuum, dá para adaptar!". 

E nasceu o:

Totosinho Dukan:
(cruzeiro)

1 ovo
1/3 ricota esfarelada (100 a 150 gramas)
2 colheres de sopa de farelo de aveia
1 pitada de sal
1 pitada de orégano
2 salsichas de peru light

Bate bem o ovo com um garfo e acrescenta a ricota. Fui esfarelando ela ali mesmo, com um garfo, enquanto ia misturando com o ovo. A seguir, joga o farelo, o sal e o orégano por cima e segue misturando com o garfo. Corta cada salsicha em 3 partes iguais. Faz um bolinho/rolinho na palma da mão com a massa, aperta o meio, coloca 1/3 da salsicha neste meio e vai fechando. Uns 20 minutos no forno e pronto. Para comer sem culpa, com a mostarda que o tio Dukan deixa, porque não tem açúcar!




A receita rendeu 6 totosinhos e eu tive que empurrar o 5º, hehe! Adivinha quem comeu o 6º e gostou? Tô falando que tem alguém que vai acabar emagrecendo por tabela! 

A massa deu uma "abridinha" quando foi ao forno, talvez se colocar um pouquinho de fermento químico melhore, vou tentar numa próxima vez. Mas até achei legal, pois não precisei cortar no meio para fazer uma foto de efeito e mostrar a salsicha dentro, né? Hahahahaha!

Esta idéia de totosinho deve ficar incrível também com a massa de pão do cacetinho, mas o propósito hoje era incluir os farelos, né? E por causa da salsicha, é permitido a partir do cruzeiro, mas se rechear com peito de peru pode no ataque!

Agora vamos ao Cookie de Aveia? Sábado a tardinha bateu uma fominha, umas 3 horas depois de devorar uma Lasanha de Abobrinha, que qualquer hora posto a receita, mas é ridjícula de fácil!!!!

Catei umas 3 ou 4 receitas de cookies Dukan na www e, como sempre, reinventei do meu jeitinho, hehe!


Cookie de Aveia Dukan:
(todas as fases)

1 ovo
6 colheres de sopa de farelo de aveia
2 colheres de sopa de adoçante culinário
2 colheres de sopa de leite desnatado (ou soro do iogurte grego)
1/2 tampinha de essência de baunilha
1 colher de cafezinho de fermento químico

Mistura tudo, deixando o fermento por último. Fica uma massa meio molenga mesmo, não te assusta! Espalha delicadamente algumas "colheradas" sobre uma assadeira untada e enfarinhada (pode usar um pouco de amido para enfarinhar) ou sobre papel manteiga/folha de silicone, distantes uns 5cm umas das outras. Leva ao forno por uns 20 a 30 minutos.


Desculpa a foto escura, mas é que já estava anoitecendo e estávamos sem luz por conta de um temporal!  Rendeu 8 cookies, então a cota diária de farelo dá um pouco menos de 3 cookies! Tenta fazer 9 que aí dá 3 bem certinho, haha! Eu pretendia guardar os 5 restantes para outro dia, mas "comeram" tudo!!!!!!!!!!! :o 

Estou esperando ansiosamente pela chegada das formas de silicone que comprei na loja do Dr., mas tá difícil viu? Fiz a compra há 10 dias e só hoje que despacharam, #xatiada. Louca para começar a testar receitinhas nas forminhas de muffin!

Ah, os 3 kilos ganhos por conta da maldita TPM parece que começaram a dar adeus, só que beeeeeem devagarinho. Vou me pesar de novo só mais para o fim da semana para não pirar!

Bjks e boa semana!


2 comentários:

Gláucia Ladislau disse...

Como assim "soro do grego"?

Ale disse...

Oi Gláucia! Desculpa a demora, estava em férias quando recebi teu comentário e sem computador... Depois esqueci, sorry! Clicando no link onde diz "soro do grego" vai te direcionar para a receita do iogurte grego caseiro que faço: http://the2ndmoon.blogspot.com.br/2014/01/iogurte-grego-caseiro-0-gordura-e-zero.html

Lê lá que explico direitinho. Bjs.