terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pastel Dukan

É difícil essa tal de Dieta Dukan, né? Só que não!!! 

Hoje saí do consultório e fui ao super com o marido. Aí passamos em frente à rotisseria, mortos de fome, ele olhou para mim e disse: "Vou alí pegar um pastel!". Eu quase dei um piti dentro do super, kkkkkk! Fiz aquela cara de braba e já larguei um "Eu não acredito que tu vais fazer isso comigo!!!!!!", hehe! Depois de ele alegar que estava com muita vontade e eu dizer que obviamente também estava, tive a ideia de aproveitar que a Air Fryer da mammy ainda está asilada na minha casa e fazer um pastel Dukan, uhuuuuuu!

Massa de Pastel Dukan:
(cruzeiro, lembrando que a farinha de glúten é tolerado e só pode 100g/dia, 3x por semana)

1 xícara de farinha de glúten
1 pitada de sal
1 colher de chá de azeite de oliva
1 colher de sopa de cachaça
50 ml de água morna

Tá, vai mais azeite do que é permitido pelo tio Dukan, mas pensa: 1 colherinha de chá, dividida por 8 pasteizinhos, dos quais tu vais comer metade!!! Não dá para ser tão xiita assim, né? Melhor do que comer pastel frito de massa comum do super, né?

Esta receita é uma adaptação de 2 receitas que vi no Facebook.

Mistura a farinha com o sal, acrescenta o azeite, mexe um pouco, acrescenta a cachaça, mistura, acrescenta a água e vai misturando com a colher até não dar mais e ter que sovar com a mão, ufa!

PS: sobre a cachaça, duramente questionada tadinha, é 1 colher de sopa para 8 pastéis que vão para o forno ou Air Fryer!!! Acho que não sobra álcool algum para prejudicar a dieta, hehe! No livro mesmo fala que pode usar alcoólicos para cozinhar, só deixar evaporar o álcool... Se não colocar acho que dá tb, uma das receitas  que me  inspirei não tinha, só coloquei pq tinha em casa (e não bebo) e na massa normal vai, resolvi ver qual era, ok?

Coloque a massa sobre papel filme e dobre o filme deixando espaço para abrir a massa, conforme a foto:



Com o rolo de massa, abra até deixar da espessura desejada e corte com um potinho redondo:



Como está muito quente aqui em Forno Alegre, conforme ia recheando os pastéis levava ao freezer, envoltos no filme, por uns 5 minutos. Recheie como preferir e feche como um pastelzinho normal, lembrando de manter o filme para não grudarem, faço isso com a massa de pastel normal também.



Na Air Fryer eu deixei 10 minutos, virando na metade do tempo. Pode fazer no forno também!


Vai um pastelzinho aí? 

Bjks.

4 comentários:

Patrícia Castro disse...

Mas e a cachaça? Tem álcool e não é permitido.

Ale disse...

É 1 colher de sopa para 8 pastéis que vão para o forno ou Air Fryer!!! Não sobra álcool algum para prejudicar a dieta, hehe! No livro mesmo fala que pode usar álcoolicos para cozinhar, só deixar evaporar o álcool! Se não colocar acho que dá tb, uma das receitas não tinha, só coloquei pq tinha em casa (e não bebo) e na massa normal vai, resolvi ver qual era. ;)

sabrifloripa disse...

Qual a marca e onde vc comprou a farinha de glutén??? E será que dá de congelar? Pensei em congelar cru e depois colocar direto na air fryer.... Brigadão.

Ale disse...

Oi Sabri! Eu uso a Giro Verde, produzida aqui em Santa Cruz do Sul - RS, compro no Mercado Público de Porto Alegre. Mas o pessoal tem usado a Macrozen, que vende pela internet no site http://www.macrozen.com.br/ . Não é venda direta, tem que mandar um email para eles.
Quanto à congelar, eu não congelei mas acredito que dê sem problemas, já congelei o pão e fica perfeito depois. Bjk.