sábado, 27 de setembro de 2014

Pizza 100% integral e light (Máquina de Pão)

Lembram que falei ontem que o objetivo agora é emagrecer 8kg até o fim do ano e sem paranóia? 

Então, quero deixar claro que estou seguindo a Nova Dieta Dukan ou Escada Nutricional, pois acho que assim corro menos risco de jacar e conseguir atingir o objetivo. Na real estou fazendo um mix da tradicional com e nova, hehe! Como não sou muito fã de frutas, na real eu gosto, só não tenho o hábito de comê-las, elas ficam de fora. 

Se bater desejo, a partir de quarta-feira algumas frutas estão liberadas, nas quantidades recomendadas. E o único carboidrato que adiciono é o pão integral, a partir de quinta-feira. Continuo tentando não comer carbos no almoço, mesmo os permitidos, e deixo para comer um sanduba integral no jantar, pois não sou muito de comida à noite. Mas se a vontade/fome for grande, alguns carbos estão liberados a partir de sexta. A lista das frutas e carbos permitidos, assim com as quantidades/porções, podem ser encontradas no post sobre a Escada Nutricional. A refeição de gala do domingo também vou tentar evitar, hehe!

Minha rotina ficou mais ou menos assim:

Segunda-feira PP
Terça-feira PL
Quarta-feira PL
Quinta-feira PL + 2 fatias de pão integral
Sexta-feira PL + 2 fatias de pão integral + queijo permitido
Sábado PL + 2 fatias de pão integral + queijo permitido
Domingo PL + 2 fatias de pão integral e refeição de gala se bater muuuuuita vontade

Seguindo esta lógica, resolvi que hoje era dia de substituir o pão por uma pizza de massa integral, com ingredientes levinhos para a cobertura. Peguei a receita no maravilhoso blog Máquina de Pão, mas adaptei um pouquinho.

Vamos lá então!

Massa de Pizza 100% integral (para Máquina de Pão):

Tamanho: 600 gramas

1 copo de água (240 ml)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
½ colher de chá de sal
3 copos de farinha de trigo integral

2 colheres de sopa de farinha de glúten*
1 ½ colheres de chá de fermento biológico seco


* acrescentei a farinha de glúten para dar mais elasticidade à massa, já que a massa 100% integral fica quebradiça e difícil de abrir. #ficaadica


Retira a forma de assar de dentro da Máquina de Pão e adiciona todos os ingredientes na ordem acima. Recoloca a forma de assar na Máquina de Pão, seleciona o ciclo recomendado (massa = na minha Mondial é o 8) fecha a tampa e pressiona o botão Iniciar/Ligar. 




Abre a massa em discos, numa forma untada e enfarinhada (farinha integral, hein?) e pré-assa por uns 10 a 15 minutos.




Esta receita rendeu dois discos de aproximadamente 30cm de diâmetro. Se quiser fazer uma pizza somente, divide tudo pela metade.

Retira do forno, coloca o molho e a cobertura da tua preferência e leva para assar novamente, até derreter o queijo. Hoje eu estava a fim de uma marguerita básica e magrinha. O segundo disco fiz com peito de peru e cottage.

Cobertura Marguerita:

molho de tomate caseiro
200 gramas de mozzarela light ralada ou queijo minas padrão ralado
tomate em rodelas
manjericão fresco (da horta!)




Cobertura de Peito de Peru e Cottage:


molho de tomate caseiro
200 gramas de mozzarela light ralada ou queijo minas padrão ralado
4 fatias de peito de peru cortado em tirinhas
3 colheres de sopa de cottage
orégano




Sobre a cobertura, de nada adianta fazer uma massa 100% integral e achar que está ok uma cobertura de 5 queijos, calabresa ou bacon, né? Então a cobertura tem que ser igualmente light. Dê preferência a molhos de tomate feitos em casa, queijos magros, legumes, cogumelos, frios magros, estas coisas. Ah, e também não é para comer a pizza inteira, ok? Lembra sempre que estamos substituindo as duas fatias de pão integral permitidas, então é uma fatiazinha pequena de cada sabor, hehehe.



Extremamente leves e gostosas!
Bjks e até a próxima.

Nenhum comentário: