segunda-feira, 20 de abril de 2015

Focaccia Semi Integral (Máquina de Fazer Pão)

Hoje fomos convidados para uma "festa americana" com amigos muito queridos. E como tenho minhas maquininhas de cozinha para tornar a vida mais fácil, óbvio que resolvi botar todas para funcionar, hehe!

Como a anfitriã disse que providenciaria umas pastinhas, achei que seria uma boa levar algo que casasse! E logo pensei numa receita que há tempos queria fazer mas sempre acabava esquecendo, hehe...

E assim chegamos à receita da Focaccia. A minha foi adaptada da receita do maravilhoso blog Máquina de Pão.

Na forma da Máquina de Pão, adiciona os ingredientes na seguinte ordem:

1 copo de água
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho picadinho
2 copos de farinha de trigo especial
1 copo de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento biológico seco



Recoloca a forma de assar na Máquina de Pão. Seleciona o ciclo Massa (na minha Mondial é o 8), fecha a tampa e pressiona o botão Iniciar. Quando a massa estiver pronta (não precisa esperar os 90 minutos, quando parar de bater já pode tirar!), retira da forma e molda em uma assadeira untada e enfarinhada. Deixa descansando por uns vinte a trinta minutos, coberta com um pano, para crescer um pouquinho. Crescida a massa, faz uns "buraquinhos", afundando a massa (cuidar para não pra furar, pfvr!!) com o cabo de uma colher de pau ou com o dedão mesmo.  

Agora vamos à cobertura? Como no link ali acima, optei pela receita clássica, com azeite de oliva, sal grosso e alecrim. Mas se perguntar para o oráculo vai ver que tem milhares de variações! Minha pequena variação foi acrescentar um pouco de parmesão ralado na hora, com meu super ralador já nem tão novo assim.

Leva ao forno pré aquecido, por uns 20 a 30 minutos, em temperatura baixa (160 a 180ºC).
Deixa esfriar e corta em pedaços antes de servir. No nosso caso levei para a festa inteirinha, para causar, porque ficou muito linda, hahaha!




O outro prato que levamos foram mini almôndegas feitas na Air Fryer. A receita é, obviamente, a mesma da almôndega normal, só foram moldadas bem pequerruchas e sem recheio. Fiz uns 600 gramas de carne moíde, que renderam duas "fornadas". E não é que ficaram muito fofas?



Bjs e até.

Nenhum comentário: